8.1.05

Aceito o desafio!!!

Caros milhares (sic) de leitores deste blog, aceitando um desafio da minha amiga Jeane, grande escritora que posta no blog Cartas Rasgadas, começaremos uma saudável "disputa", escreveremos sobre os mesmos temas, cada qual dando sua visão unica sobre o assunto. no final, quem se sair melhor ganhará uma passagem para o Estado do outro (O que será que devo levar para São Paulo?).
Para começar, o assunto será: as diferenças entre a Maravilhosa Cidade de Porto Alegre (lar deste que vos fala) e São Paulo.

Porto Alegre X São Paulo

Cof, cof, cof... Biiii, Biiiiiiiiiii, BIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII....
Talvez estes sejam os sons que mais se ouçam em São Paulo. Poluição, trânsito disparatado e poluição desenfreada transformam essa cidade em um caos urbanos, sem que aparentemente nada seja feito para resolver problemas tão básicos.
Porto Alegre tem um trânsito mais ameno, verdade seja dita, temos muito menos carros transitando pela nossa cidade. Entretanto, o clima da cidade não deixa nada a desejar ao do interior do Estado. Há dias em que o céu límpido proporciona verdadeiros espetáculos noturnos.
O ponto fraco de Poa (apelido carinhoso) é a vida cultural. Talvez por nos encontrarmos na ponta do mapa do Brasil, somos "esquecidos" por algumas produções teatrais e espetáculos. Não que não tenhamos publico, e um publico ávido, para estas produções. O que falta é visão dos produtores em brindar-nos com o que há de melhor em matéria de espetáculos no Brasil.
Claro, São Paulo é a "mecca" cultural. Ao contrário da elite do RS, que preferia viajar a Buenos Aires para ir ao teatro do que construí-lo aqui mesmo, os cafeicultores paulistas financiaram (meio sem querer) a construção e consolidação de uma vocação cultural para a cidade. Grandes teatros foram construídos, grandes artistas foram contratados para atuar neles. Assim, hoje São Paulo apresenta uma diversidade de atrações culturais de encher os olhos de qualquer pessoa (e para qualquer gosto).
Mas me consola o fato de não sermos assolados pela violência que grassa por São Paulo, alias, alguns dos maiores criminosos presos em Porto Alegre eram paulistas que vinham "fazer turismo" pela cidade, apreciando uma terra em que eles não têm concorrência.

Mas é o que dizer da população?
O gaúcho é bonachão, despreocupado (nunca desleixado com suas obrigações), alegre e talvez, um pouco auto-suficiente demais. O Porto-alegrense, como símbolo da cultura gaúcha, tem todas as grandes características que nos fazem o que somos, com um toque urbano que nos dá o charme que o Brasil inteiro inveja!
Já os Paulistas acreditam piamente que sem seu estado, o Brasil seria uma Bósnia, ou qualquer daquelas republiquetas africanas. Acham que sem eles, nada vai pra frente no Brasil. E acabam passando isso para as atitudes pessoais, tentando dirigir tudo por perto... Comparo os Paulistas aos Americanos, arrogantes e umbigo do mundo.
Alguns são amáveis e tem noção de que moram no Brasil, não no continente Paulista, e conseguem simplesmente aproveitar as belezas (quais Jeane?) que São Paulo tem.
Quero excluir destas observações a Jeane, que tenho certeza não compartilha deste "messianismo paulista"!
Deixo claro também, que nunca fui a São Paulo, mas conheço alguns paulistas. E é neles que baseio meu ponto de vista.
Enfim, resta demonstrado através desta analise desapaixonada que São Paulo é uma cidade do demônio, em contraponto com a angelical e eterna (Madre de Deus de) Porto Alegre!
Agora, passo a pena para a Jeane defender a honra e o orgulho Paulista.

PS: não vale comentar sobre os times de futebol!
"Aonde não há voz, ali o Cavaleiro Templário deve levar a sua"
Nome:
Local: Porto Alegre, Brazil

Acadêmico de Direito

Powered by Blogger

Thunderbird em português